PICADA DE COBRA

       Recebi este texto via Facebook e o achei importante demais para ficar só por lá. Embora eu more em um apartamento no centro de São Paulo, sempre quis saber como proceder nestes casos.
       Não consegui identificar o autor, mas o texto veio do pessoal do BLOG PET CARE.

             PICADA DE COBRA - O QUE FAZER ?

A maioria das picadas (mordidas) de cobra são causadas por cobras venenosas que são identificados por suas cabeças triangulares como Cascavel, Jararaca (mais comum no verão pois ela gosta de tempo úmido- muito comum na região Sudeste) e eventualmente Cobra Coral. Como identificar se foi realmente picada de cobra?
Depende do local onde ocorreu o acidente (mais comum em zonas rurais), da presença da cobra no local e do tipo de lesão encontrada. Picadas de cobras tendem a ocorrer na cabeça do animal,próximo ao focinho, pois é muito comum o animal tentar cheirar ou mesmo morder a cobra e então receber a mordida. Picadas de cobra podem afetar os rins, função motora e sistema nervoso central e alterar a coagulação do sangue, provocando hemorragias.
Geralmente, se a cobra não é venenosa ou o veneno não foi injetado o animal vai sentir somente dor e observarmos inchaço e hematoma no local.
O local da mordida pode apresentar uma, duas, ou várias perfurações pequenas com sangramento, hematoma, inchaço e muita dor local.
Os sinais sistêmicos mais graves pode levar até várias horas para aparecer e inclui queda de pressão, sonolência, tremores musculares, náuseas, vômitos, sangramento nasal ou difuso, urina com sangue e sinais neurológicos, incluindo falta de ar.

Dose tóxica

Em caso de acidente, o que fazer? Passo a Passo:
1- Identificar a cobra, se possível.
2- Restringir os movimentos do animal.Se ele se movimentar muito o veneno se espalha mais rapidamente.
3- Se a mordida for na pata, imobilizar o membro em uma posição natural para evitar a movimentação do local.
4- Não incisar (cortar) o local da mordida, não aspirar o veneno e não fazer torniquete. Nao aplique gelo no local.
5- Procurar imediatamente um Médico Veterinário.

Cuidados médicos:

O animal deverá ser mantido calmo ou sedado, a área deve ser limpa, receber fluidoterapia e medicação de suporte de acordo com os sintomas apresentados como uso de antibióticos, analgésicos e muito soro (fluidoterapia).
Transfusão de sangue pode ser necessária e o uso de SORO ANTIOFÍDICO se for aplicado, deve ser feito o quanto antes, pois se torna menos eficaz com o passar do tempo.
Todas as vítimas de mordida de cobra devem ser observada por um período mínimo de 12 horas, mesmo quando não há sinais clínicos. Se os sinais clínicos estão presentes, ele deve ficar em observação por pelo menos 48 a72 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se reprima, pode comentar!